Arquitetura afetiva: você sabe o que é?
- Rosangela Oliveira
- 12 de mar.
- 2 min de leitura
Pense no local onde você vive ou trabalha. Esse espaço traz boas lembranças? Da infância, juventude, dos filhos ou de um grande amor? Quando pensamos em arquitetura, muitas vezes pensamos em um espaço criado para atender determinadas utilidades, mas ela também tem a missão de provocar sentimentos e memórias nos seus usuários, trazendo identidade ao local.
Nossa casa e nosso trabalho têm impacto direto em nossos sentimentos, saúde mental, ânimo e humor. Por isso, ter espaços acolhedores e com significado transforma a maneira como nos sentimos e como interagimos com o mundo ao nosso redor. Pensando nisso, vou te dar algumas dicas para você implementar não só em casa ou no trabalho, mas em qualquer lugar onde você passe muito tempo — até mesmo no seu carro.
Sabe aquele cheiro que te remete a alguém ou a um lugar especial? Por que não inseri-lo em um odorizador no ambiente? Essa lembrança afetiva, que traz à memória um amor, mãe, avó, ou uma situação marcante, cria uma atmosfera aconchegante.
Tem algum objeto especial? Coloque-o em destaque em algum móvel! Você vai adorar vê-lo ao longo do dia, especialmente em momentos difíceis.
Fotos de família, amigos, amores... Somos seres sociais, e ter pessoas especiais na nossa vida gera acolhimento. Espalhe memórias e lembranças pela casa para trazer essa sensação de proximidade e afeto.
Cores: já falamos sobre o poder das cores e como elas impactam nossas vidas, mas você já parou para pensar que elas também podem nos remeter a boas lembranças e mudar nosso humor? Ao escolher as cores da sua casa, procure, no fundo do baú das memórias, qual sensação você deseja sentir e o que quer lembrar.
Plantas: sabemos que a natureza é poderosa. Ela nos proporciona sensações, emoções, ar puro e aconchego. Além disso, pode nos fazer sentir pertencimento e nos remeter a lugares, viagens e momentos especiais.
Iluminação: a luz tem um papel fundamental na criação de ambientes acolhedores. Um espaço bem iluminado, com a combinação equilibrada entre luz natural e artificial, promove conforto e bem-estar. Aposte em diferentes cenários de iluminação para criar atmosferas variadas, como áreas de relaxamento, concentração ou aconchego, adaptando cada ambiente ao seu momento e necessidade.
Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário e eu respondo!
Um beijo da sua arquiteta favorita!
Comments